Enquanto denominações
como a Universal do Reino de Deus e a Mundial do Poder de Deus crescem em ritmo
acelerado, a Igreja Pentecostal Deus é Amor possui algo em torno de 900.000
membros, segundo último levantamento feito pelo IBGE, em 2010. O baixo crescimento
passou a ser visto com preocupação por parte da liderança da IPDA, por motivos
óbvios: apesar de possuir mais tempo de atividade no Brasil e no mundo –
completou 50 anos no último dia 3 de junho – e ter experimentado um
significativo crescimento entre as décadas de 80 e 90, a IPDA tem encontrado
dificuldade para competir com outras denominações com menos tempo de atividade,
mas que ocupam cada vez mais espaço nas capitais e grandes cidades do Brasil.
Fora a sede mundial e umas poucas sedes
regionais, grande parte das igrejas da IPDA são compostas por pequenos salões
alugados e com não mais de que 50 membros, o que dificulta a competição com
outras denominações com maior presença nas principais vias como a IURD e a
IMPD, além de outras denominações pentecostais com grande presença nos bairros,
como as Assembleias de Deus. Há outras razões do baixo crescimento
experimentado nos últimos anos, como a rigidez doutrinária e de usos e
costumes, escândalos envolvendo lideres máximos da Igreja, campanhas de cura e
libertação adaptadas a partir da IPDA pelas igrejas neopentecostais e o não
investimento em meios de comunicação de massa, como a televisão.
Com a liberalização de costumes e o
investimento na comunicação direta com os telespectadores, as igrejas neopentecostais
criaram um mecanismo “eficaz” de captação de contribuintes e avanço em áreas
dominadas por igrejas pentecostais e históricas. O uso de mecanismos comuns à
Segunda Onda Pentecostal Brasileira (Paul Freston, 1993), como às campanhas de
cura e libertação permitiu às igrejas neopentecostais garantias de um
crescimento contínuo. Seduzidas pelas promessas de prosperidade e cura “divina”
e a não exigência de usos e costumes, os ouvintes encontraram em denominações
como a Mundial do Poder de Deus a solução para seus problemas.
Campanha publicitária
Penalizada pelo avanço das igrejas
neopentecostais – baseado nos programas televisivos – e sem poder abrir mão de
sua história e costumes, recentemente a Igreja Pentecostal Deus é Amor passou a
desenvolver uma campanha publicitária que envolve anúncios em jornais como o Metro, panfletose a associação da imagem
do fundador, David Miranda, à denominação. No jornal e nas fachadas das filiais
da IPDA, uma imagem do fundador com sua coleção particular de cadeiras de rodas
e muletas – frutos de suas campanhas “milagrosas” na sede mundial e em cruzadas
pelo mundo – é exibida na tentativa de atrair mais seguidores. Associada à
imagem de Miranda, no Metro uma frase chama a atenção: “Estas são algumas das
milhares de muletas, cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos de pessoas que
alcançaram o milagre de Jesus, na Igreja Pentecostal Deus é Amor.”
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